Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ANVISA e ABDI promovem Ciclo de Diálogo sobre nanotecnologias


O panorama mundial da nanometrologia e a inserção do Brasil no uso desta tecnologia é o tema da oficina temática, que acontece nesta quinta-feira (17), em Brasília. O evento abre o Ciclo de Diálogo sobre nanotecnologias com o objetivo de reunir governo, indústria e academia para discutir a atual posição do Brasil frente ao contexto mundial de nanometrologia, ciência de medição em escala nanométrica que permite um uso confiável das técnicas de nanotecnologia.

O evento faz parte de uma série de discussões que a Anvisa vem promovendo sobre tecnologias de fronteira em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Para o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, trata-se de uma discussão fundamental para que o Brasil acompanhe a fronteira do desenvolvimento de produtos na área da saúde. “Um dos desafios da regulação é acompanhar o ritmo de desenvolvimento da tecnologia, até para que a nossa indústria possa se colocar em uma posição de liderança em um contexto de promoção do complexo indústrial da saúde no Brasil”, afirmou Barbano.

Um dos palestrantes do evento é o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ary Corrêa. Segundo ele não há no mundo um marco regulatório para a nanotecnologia, apesar de haver uma grande demanda que explore essa área. Segundo ele, ao mesmo tempo, há uma pressão social no sentido de comprovação da real eficácia, riscos e preocupação com segurança. “O Brasil já está preocupado com o assunto e vem realizando fóruns de discussão a fim de firmar posição assegurando a soberania nacional para não sermos engolidos por nenhuma regulamentação internacional”, observa o professor.


Entre os participantes estão representantes da Anvisa, dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Senai, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e empresários dos setores de cosméticos e saúde.

Desde 2012, o Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento da Anvisa vem promovendo discussões sobre o tecnologias de fronteira com a realização da Discussão temática sobre Nanotecnologias, do Seminário de Inovação Tecnológica e do Curso Básico sobre Nanotecnologias. Em parceria com a ABDI, a Anvisa iniciará ainda este ano discussões sobre Medicina Regenerativa, com um curso básico sobre o assunto.

Em 2013, o ciclo será constituído de duas oficinas temáticas, sendo a segunda prevista para o dia 3 de dezembro e será voltada para o tema “Nanotoxicidade e Análise de Riscos” e a terceira “Regulação” prevista para 2014, em data ainda a ser definida.

Em parceria com a ABDI, a Anvisa também iniciará, ainda este ano, discussões sobre Medicina Regenerativa, com um curso básico sobre o assunto.
Local: Brasil 21 Cultural – SHS Quadra 6, Complexo Brasil 21 (mesma entrada do hotel Meliá Brasil 21)Horário
: 9h às 17h

Confira a 
programação.



Fonte: ANVISA