Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fórum de Competitividade de Nanotecnologia_Nanotecnologia e os Negócios: Perspectivas de quatro empresas




A 5ª Reunião do Fórum, que ocorrerá no dia 2 de dezembro de 2011, em formato de plenária, terá como tema “Nanotecnologia e os Negócios: perspectivas de quatro empresas”. 


O encontro será realizado na sede da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo.
O principal objetivo da reunião é discutir as premissas que balizam a tomada de decisão sobre o direcionamento de esforços financeiros, de desenvolvimento e de investigação em nanotecnologia das empresas.


No período da manhã serão realizadas as apresentações das empresas e à tarde os grupos temáticos debaterão em torno de quatro eixos temáticos: agronegócios, cosméticos, materiais e químicos.


As questões a debater são diretas e urgentes:

  • - Quais as necessidades e os desafios tecnológicos identificados para um horizonte de cinco a dez anos?
  • - De que forma a nanotecnologia pode ser solução para esses desafios?
  • - Quais os principais meios de interação/facilitação do processo de cooperação para o atendimento às necessidades apontadas?



Sobre o Fórum
A nanotecnologia é um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os países industrializados. Suas aplicações estão potencialmente presentes em todas as cadeias industriais, podendo ser considerada, portanto, como uma nova “Revolução Tecnológica”. 
Estima-se que, entre 2010 e 2015, a produção industrial anual do setor excederá a marca de US$ 1trilhão, demandando cerca milhões de trabalhadores. 
Sua importância estratégica, a necessidade de recursos humanos e financeiros para seu desenvolvimento e a demanda do setor privado por políticas de incentivo à inovação, fazem da nanotecnologia uma prioridade incontornável e fundamental para o desenvolvimento do país.


Foi em função dessa constatação que o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia foi instalado, em novembro de 2009, por iniciativa da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com empresas, academia e órgãos do governo. 
Desde então, vem sendo realizadas reuniões periódicas dos Grupos de Trabalho do Fórum, cujos documentos encontram-se disponíveis na página eletrônica da Secretaria, portal do MDIC

Fonte: ForumNanoABDI