Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estudo sobre nanoriscos é lançado pela ABDI


Apesar de ser uma área relativamente nova, especialistas garantem que em pouco tempo boa parte da indústria terá algum projeto envolvendo a nanotecnologia. Entretanto, ainda há uma necessidade de informações e uma melhor compreensão sobre o tema


Diante desse cenário, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança o estudo Nanotecnologias: subsídios para a problemática dos riscos e regulação.

A edição, inédita no País e coordenada pelo professor titular do Instituto de Química da Unicamp, Oswaldo Luiz Alves, tem por objetivo oferecer informações consolidadas aos pesquisadores, empresários e entidades que lidam com o assunto, no que diz respeito aos riscos da nanotecnologia e suas implicações sobre as questões regulatórias. Além disso, uma de suas funções foi consolidar um conjunto de bibliografias atinente aos temas tratados, e, também, aspectos relacionados com normas, projetos/programas e empresas que produzem equipamentos de segurança para trabalhos na área (pesquisa e indústria).

As nanotecnologias não são uma indústria, mas, certamente, estarão presentes em todos os setores industriais e poderão vir a desempenhar um papel estratégico, alimentando direta ou indiretamente todas as outras atividades, inclusive aquelas de natureza social, quando conectadas às políticas públicas. Dessa forma, quanto mais informações sobre o tema forem divulgadas e quanto mais se tornar conhecida, melhor para o País”, diz Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI.

Sobre a nanotecnologia
Além de nova, a nanotecnologia é multidisciplinar e potencializa várias esferas de conhecimento ao seu redor, como Química, Física, Ciências Biológicas, Engenharias e Tecnologias. De sua aplicação surgem inovações e melhorias em fármacos, dispositivos semicondutores, sistemas de energia, novos polímeros, novas soluções para problemas energéticos, soluções para a agricultura, enfim.

Clique aqui para acessar o estudo.


Fonte: ABDI