Pesquisar este blog

Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Quebra-cabeça de Nanotecnologia


O jogo é um quebra-cabeça comum feito com imagens científicas obtidas com microscópios de alta resolução. Essas imagens, além de serem importantes nas pesquisas, são atrativas ao público geral, pois mostra em detalhes o mundo microscópico que nos cerca e que nosso olho não pode ver.
O jogo foi desenvolvido com objetivo de aproximar a comunidade do fantástico mundo nanométrico pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – UNESP e UFSCar - em parceria com a empresa Aptor Software.
A interação com as imagens microscópicas e legendas explicativas leva o jogador a se familiarizar com conceitos antes só apresentados em livros ou outros materiais educativos tradicionais. A idéia é que, de forma agradável e moderna, a imagem que o jogador vai montando fica atraente aguçando a curiosidade e o instinto científico.
A cada novo acesso o jogo é composto de forma diferente com novas peças, dessa forma mesmo abrindo uma imagem que o jogador já tenha brincado o desafio é diferente. Atualmente estão disponíveis fotos de microscopia avançada de curiosidades como ácaro, pulga, pólen e asa de mariposa. Algumas imagens chegam a escala de 70 mil vezes.
Ao completar o quebra-cabeça o jogador pode ficar vendo a imagem montada. Assim ele pode entender na imagem o que cada peça que lhe chamou atenção representa.
O Quebra-cabeça de Nanotecnologia possui um ranking de pontuação, que é outro fator atrativo. São vários jogos diferentes e o ranking é constituído da soma das melhores pontuações do jogador, motivando-o a jogar várias vezes, tendo contato com novas imagens. Baseado nesse ranking haverá o sorteio de prêmios como relógios e DVDs científicos. A intenção é essa: cada vez mais despertar a vocação científica utilizando modernos recursos tecnológicos. O tempo é um fator que desafia os jogadores, pois quanto maior o tempo gasto, menor a pontuação. Dessa forma o raciocínio não se torna somente lógico, mas também rápido.
Para quem tem curiosidade de saber como as pequenas coisas que nos cercam funciona, o Quebra-Cabeça de Nanotecnologia traz detalhes interessantes, didáticos e construtivos.


JogarInstruçõesRanking


Fonte: CMDMC- Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos