Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Panorama de Patentes de Nanotecnologia é lançado em parceria com a ABDI e o INPI

Resultado de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o boletim Panorama de Patentes de Nanotecnologia acaba de ser lançado e está disponível no site da ABDI. 


A edição reúne os pedidos de patentes de residentes brasileiros feitos no mundo todo, com soluções técnicas em nanotecnologia que podem ajudar empresas de modo geral.


Os capítulos estão divididos por assuntos:

  1. nanomateriais com diversas aplicações;
  2. medicina/biotecnologia; 
  3. cosméticos; 
  4. ambiente/energia; 
  5. agricultura; têxtil; 
  6. medição/sensores; 
  7. eletrônica e pesquisas espaciais. 
Cabe ressaltar que os pedidos de patentes presentes na edição ainda não foram objeto de análise, o que significa que poderão ou não ser concedidos. Ainda assim, optou-se pela divulgação das tecnologias desenvolvidas mais recentemente, já que a concessão das respectivas patentes demanda algum tempo.
A partir do conhecimento dessas patentes, é possível que algum interessado busque um licenciamento e, além disso, as informações do boletim podem ser fonte de ideias para o desenvolvimento de novas invenções. Sem contar que monitorar o mercado e concretizar eventuais parcerias é fundamental em uma área de inovações como é a nanotecnologia”, enumera Maria Luisa Machado Campos Leal, diretora da ABDI.

As patentes reúnem boa parte do que é produzido em termos de tecnologia no mundo. Afinal, se a patente é concedida, ganha-se o direito de exploração exclusiva por 15 ou 20 anos, dependendo da natureza do pedido. Em troca, o detentor é obrigado a revelar como gerou a invenção, abrindo caminho para negócios e parcerias com investidores e clientes. "Iniciativas como esta são grandes passos para dar mais visibilidade ao conhecimento neste campo, possibilitando parcerias, novas pesquisas e a geração de patentes", afirmou o presidente do INPI, Jorge Avila.

Sobre a nanotecnologia
Além de nova, a nanotecnologia é multidisciplinar e potencializa várias esferas de conhecimento ao seu redor, como Química, Física, Ciências Biológicas, Engenharias e Tecnologias. De sua aplicação surgem inovações e melhorias em fármacos, dispositivos semicondutores, sistemas de energia, novos polímeros, novas soluções para problemas energéticos, soluções para a agricultura, enfim.

O boletim está disponível no site da ABDI e pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: ABDI