Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

INT será um dos participantes do SisNano



O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) obteve a liberação para integrar o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) do MCTI. Caberá à instituição abranger, por meio do Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (Cenano), as áreas de catálise e processamento químico; corrosão e degradação; processamento e caracterização de materiais; e materiais e produtos.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do INT, Paulo Gustavo Pries de Oliveira, a entrada do instituto permitirá que instituições de pequeno e médio porte que não têm condições de arcar com os custos possam enviar análises e pesquisas nessa área.

“O SisNano levará esses setores ao acesso a equipamentos de alta complexidade, como um microscópio eletrônico de transmissão, que custa hoje cerca de R$ 2,5 milhões, sem contar os custos de instalação e contratação de pessoal especializado”, explica o coordenador.

A participação do Cenano deve acontecer na qualidade de laboratório associado, passando a disponibilizar o mínimo de 15% do seu tempo de operação para esses serviços.


Fonte: Agência Gestão CT&I