Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Lembranças compartilhadas


Produzida a partir das sugestões de nossos leitores nas redes sociais, última retrospectiva de 2012 tenta fugir do óbvio e aborda desde pesquisas espaciais a avanços na genética e discussões sobre interdisciplinaridade.
Por: Marcelo Garcia
Lembranças compartilhadas
Pedimos a ajuda da nossa comunidade virtual de leitores para apontar os destaques da ciência em 2012. Além das barbadas, vale a pena conferir a variedade de temas sugeridos pelo olhar crítico de quem nos acompanhou o ano todo. (montagem: Marcelo Garcia)
Não há como negar, neste ano não teve mesmo para ninguém. Os grandes protagonistas do noticiário científico foram uma pequena partícula e um robozinho espacial. Mas como o mundo não viveu apenas do bóson e da Curiosity, convidamos nossos leitores a pôr a mão na consciência, fazer um balanço do ano que acaba hoje e destacar outros temas que tenham chamado a atenção em 2012. A eclética lista final vai dos fenômenos do espaço aos mistérios do genoma humano e reflete bem a diversidade do público que nos dedica parte de seu precioso tempo de leitura diário.
Do muito pequeno ao muito distante, o único tema capaz de concorrer com a partícula 'divinal' pelo voto popular foi a chegada da curiosidade humana a Marte
O ponto de partida dessa viagem colaborativa é, como não poderia deixar de ser, aquilo que o nosso povo gosta: a muitas vezes hermética física de partículas! Impulsionada por certo sensacionalismo midiático sobre a ‘divinal’ partícula, a descoberta do provável bóson de Higgs chegou com força à imprensa e até à boca do povo – e realmente representa, para alguns, um ápice do conhecimento humano.
Na nossa retrospectiva sobre físicaabordamos a questão, além de recuperarmos outros destaques da área, relacionados à antimatéria, às aplicações do grafeno e à nanoeletrônica.  
Do muito pequeno ao muito distante, o único tema capaz de concorrer com a partícula como campeão pelo voto popular é a chegada da sonda Curiosity a Marte, em agosto. O pouso bem-sucedido foi cercado de expectativa – que só aumentou agora que o robô busca por vestígios de vida na superfície do planeta vermelho.
No entanto, não foi só esse tema espacial que mereceu uma citação de nossos leitores. Eduard De Goes Correa lembrou das muitas erupções e tempestades solares ocorridas durante o ano (em janeiromarço e julho, por exemplo) e registradas embelas imagens e vídeos pela Nasa e por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. O fenômeno, que pode interferir no funcionamento das redes elétrica e de comunicações, na atividade de satélites e sistemas de GPS, entre outras possibilidades, entrou em 2012 para a lista de ameaças à segurança elaborada pelo governo britânico, na qual desfruta da companhia de pandemias de gripe e do terrorismo.
Erupção solar
Em um ano com muitos registros de fortes erupções e tempestades solares, muito se especulou sobre as consequências do fenômeno para o funcionamento de satélites e sistemas eletrônicos da Terra. (imagem: Nasa)
Outro destaque na área, sugerido pelo leitor Hermínio Neto, foi a identificação do exoplaneta Alfa Centauri Bb, de grande importância por razões científicas e culturais.  O astro descoberto localiza-se no sistema estelar Alfa Centauri, o mais próximo da Terra. Por essa proximidade, o próprio sistema ocupa, há décadas, lugar de destaque em diversas obras de ficção científica.
A listagem de exoplanetas, aliás, não parou de crescer em 2012, com descobertas para todos os gostos: supergigantes, astros similares à Terra, outros com espessas atmosferas ou até vagando pelo espaço, ‘pertinho’ do nosso planeta. Um estudo publicado no início do ano mostrou, inclusive, que a Via Láctea pode ter mais exoplanetas do que estrelas em seu interior.
Em nossa retrospectiva sobre astronomia, também revisitamos alguns desses temas, além de outras questões ligadas à exploração do infinito e aquém

Guerra virtual

O leitor João Carlos Tchitalacumbi destacou novidades relativas a outro tipo de espaço, o virtual. Para ele, o lançamento do Windows 8, em outubro, “mudou a história dos sistemas operacionais da [empresa norte-americana] Microsoft”. De fato, o sistema rompeu com a tradicional lógica adotada pela empresa em seus sistemas anteriores. Porém, mais do que isso, simboliza um novo capítulo numa ‘briga de foice 2.0’: a guerra pelo controle dos mercados de sistemas operacionais, smartphonestablets e outros produtos tecnológicos.
Steve e Bill
Gigantes da área de tecnologia tiveram mais um ano de agitados embates, inclusive judiciais. Os lançamentos do Iphone 5 e do Windows 8 sinalizaram que a Apple pode mesmo superar a morte de Steve Jobs (esq.) e que a Microsoft, de Bill Gates (dir.), não desistiu da briga. (foto: Flickr/ Joi – CC BY 2.0)
O ano teve outros marcos nessa área, como o lançamento do Iphone 5 (o mais importante anúncio da empresa norte-americana Apple depois da morte de Steve Jobs, em 2011) e o resultado final da um longa disputa judicial que decretou a derrota da sul-coreana Samsung num processo sobre patentes de design e tecnologia contra a própria Apple. Em outra frente, a empresa da maçã jogou pesado contra a também norte-americana Google, com medidas polêmicas: a nova versão do sistema operacional de seus aparelhos deixou de contar com aplicativos da concorrente, em especial seu serviço de mapas. Porém, sem oferecer um substituo à altura, a Apple acabou obrigada a voltar atrás.
Enquanto essa batalha se desenrola, os aplicativos e as possibilidades de utilização das modernas aparelhagens digitais na ciência e na saúde se desenvolvem. Entre os destaques deste ano aqui na CH On-line estão uma plataforma digital que ajuda no desenvolvimento de crianças com autismo, um aplicativo que pode contribuir para o aprimoramento das rotinas médicas para tratamento do câncer e um compêndio de acervos digitais com materiais históricos sobre importantes figuras da ciência e da política.  

Genética, Aids e contraceptivos

Do binário mundo digital para outro código, esse de quatro letras: os avanços na área da genética, em especial a humana, também não passaram despercebidos pelos leitores da CH On-line. Tanto que Roberta Smania Marques destacou as novidades apresentadas pelo projeto Encode, que mostraram a injustiça da ciência com o até então considerado DNA-lixo. Por falar em código, também vale relembrar, a título de curiosidade, pesquisas pioneiras que utilizaram o DNA para armazenar informações digitais, em uma espécie de disco rígido genético de alta capacidade e durabilidade.
Truvada contra Aids
O Truvada foi a primeira droga a ser aprovada para prevenir a infecção pelo HIV e pode ser a precursora de novas estratégias de combate à Aids. (fotos: Instituto Pasteur e Gergely Németi/ Flickr – CC BY-NC-SA 2.0)
Mais especificamente na medicina, o leitor Daniel Moura relembrou um importante passo para o combate e a prevenção da AIDS, dado em julho de 2012: a aprovação pelo FDA, agência que regula alimentos e remédios nos Estados Unidos, do remédio Truvada para utilização pioneira na prevenção da infecção pelo HIV.
O Brasil teve papel de destaque no principal estudo internacional que influenciou a resolução. Voltamos ao tema em setembro, com um novo estudo realizado em diversos países e liderado por pesquisadores brasileiros. Os resultados mostraram o sucesso da utilização de novas estratégias terapêuticas para reduzir as chances de transmissão vertical do vírus.
Por acaso, pesquisadores americanos descobriram efeitos contraceptivos em um composto estudado para combater o câncer, o que pode ajudar a desenolver anticoncepcionais masculinos
Já a leitora Cr Is preferiu recordar uma descoberta feita quase por acaso por cientistas norte-americanos. Ao estudar as propriedades anticancerígenas de um composto chamado de JQ1, os pesquisadores foram surpreendidos por constatar sua capacidade de diminuir a quantidade e qualidade do esperma de camundongos. A propriedade pode ajudar a desenvolver pioneiros anticoncepcionais masculinos, mas esse objetivo ainda está longe de ser alcançado, já que o JQ1 também afeta a produção de proteínas importantes para o organismo.
Ainda falando sobre câncer, vale destacar os bons resultados de um estudo brasileiro que combinou uma substância encontrada na uva e uma proteína antitumoral presente em nosso corpo para combater o câncer de pulmão e o de mama. Também apresentamos neste ano a resenha de uma verdadeira biografia desse inimigo silencioso

Interdisciplinaridade em pauta

Duas sugestões de nossos leitores ajudam, ainda, a ressaltar a relevância cada vez maior da interdisciplinaridade na área acadêmica. Adriano Dutra destacou o avanço na compreensão do cérebro humano com o desenvolvimento do primeiro modelo computacional do órgão capaz de simular comportamentos complexos, como realizar somas e completar séries de números, e indagou: “Seria o início da construção de uma máquina pensante?”
Interdisciplinaridade
As sugestões de nossos leitores enfatizaram a importância cada vez maior da interdisciplinaridade na área acadêmica. (obra: Escola dos animais, de Antônio Rodrigues | foto: Cícero Rodrigues)
Leonardo Satiro, por sua vez, trouxe à tona a crescente relação das humanidades com as ciências exatas, fato que já foi discutido na CH On-line. Durante o ano, também apresentamos por aqui diversas iniciativas interdisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica, como festivaisexposições e projetos audiovisuais e que aliam ciência e jogos digitais, no Brasil e no exterior. A questão também interessou nossos colunistas: o físico Carlos Alberto dos Santos, por exemplo, abordou a aproximação entre biologia e eletrônica e o antropólogo Luiz Fernando Duarte discutiu os desafios da interdisciplinaridade.
CH On-line agradece a todos os leitores que participaram da elaboração desta retrospectiva colaborativa. E se, ao ler este texto, você lembrar de algo que não tenha sido abordado por aqui, ainda há tempo. Os espaços dos comentários estão abertos para continuarmos a construir nossas memórias coletivas.