Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Curso: Além do livro didático: Nanociências Nanotecnologia e Nanotoxicologia



Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (INCT) e Universidade Federal Do Rio Grande (FURG)

Curso On-Line
 Além Do Livro Didático: Nanociências, Nanotecnologia E Nanotoxicologia



INFORMAÇÃO RESUMIDA: Curso de atualização de conhecimentos direcionado a professores do ensino fundamental e médio.

DURAÇÃO: 40 horas.
Com certificação pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CNPq) e a Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

VANTAGENS:
a) flexibilidade de horários;
b) GRATUITO;
c) cada aluno pode realizar seu próprio horário;
d) material do curso disponível 24 hs, 7 dias por semana para realizar download;
e) contato dos alunos com pesquisadores integrantes do INCT em Nanomateriais de Carbono.
Período do curso: 10 de maio a 15 de junho de 2012. 

Inscrição
: 23 de Abril a 5 de Maio de 2012. Solicitar ficha de Inscrição ao e-mail: cursonano.inct@gmail.com ou preencher on-line: FICHA DE INSCRIÇÃO

Avaliação: Cada aluno deverá elaborar uma aula, sobre a temática do módulo de sua escolha, esta deverá estar direcionada a seu próprio grupo de alunos. A realização desta atividade contará com a supervisão e avaliação do responsável pelo módulo escolhido e seus tutores.
No final do curso, o grupo terá acesso ao banco de aulas realizado pelos alunos.

Certificação: A certificação vai ser realizada através de certificados emitidos pela Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono.

CONTEÚDO

Módulo: Apresentação do curso 

Responsável: Dra. Laura Alicia Geracitano (Coordenadora).

Curriculum lattes
: Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 1

Possui graduação em Ciencias Biológicas - Universidad de Buenos Aires (1992), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professor colaborador em dois prog. pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande, Bolsista PRODOC -CAPES, avaliador institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e professor visitante - Universidad Nacional de Lujan. Bolsista de PósDoutorado no INCT em Nanomaterias de Carbono. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Poluição Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: genotoxicidade, nanotoxicologia, educação em ciências. Atualmente coordena o Curso de Extensão na modalidade Educação a Distancia, na plataforma Moodle denominado "Além do livro didático: nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia"


Módulo: Introdução às Nanociências

Responsável:  Dr. Cristiano Fantini.

Curriculum lattes
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 

Possui graduação em Física (1999), mestrado em Física (2001) e doutorado em Física (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez estágio de pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (2006-2007) e foi bolsista DTI no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2007-2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no seguintes temas: nanomateriais de carbono, espectroscopia Raman ressonante e fotoluminescência


Módulo: Nanotecnologia

Responsável: Dr. Cristiano Fantini. 



Módulo: Nanomateriais 

Responsável: Dra. Fátima Gorgulho 

Curriculum lattes:
 
Graduação em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Química (inorgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Pos-doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -FEUP (2007). Atualmente é professora adjunto-IV da Universidade Federal de São João del Rei e desenvolve pesquisa relacionada com a preparação e caracterização de materiais de carbono visando sua aplicação no tratamento de efluentes industriais.
 

Módulo: Medicina e Nanociências

Responsável: Dr.William Waissmann

Curriculum lattesPossui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2000) e Fellow no Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health / Mount Sinai School of Medicine (Impactos das Nanotecnologias à Saúde e ao Ambiente). Atualmente é pesquisador-titular da Fundação Oswaldo Cruz e médico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É membro do WHO NANOH Developing Group de asssessoria da organização mundial de saúde na área de nanotecnologias, nanomateriais, saúde ocupacional e ambiental. Orientou 27 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária, Endocrinologia e Nanotecnologias, com ênfase em: desenvolvimentos, usos, impactos, regulação e governança de nanotecnologias e novas tecnologias, efeitos endócrino-metabólicos, alimentares, nutricionais e impactos gerais à saúde e ambiente determinados por contaminantes e condições ambientais, laborais e novas tecnologias, incluindo toxi-infecções alimentares, agrotóxicos, e POPs; divulgação do conhecimento científico. 


Módulo: Farmacêutica e Nanociências 

Responsável: Dra. Daniela Martí Barros

Curriculum lattes:
 Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande, coordenadora do Laboratório de Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Graduada em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (1984), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Ciências Biológicas (Bioquímica). Experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em Neurociências, Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção/ neurotoxicidade, nanocompostos, neurociência aplicada à educação, memória, modelos animais - ratos e zebrafish.


Módulo: Nanoprodutos e Nanoconsumidores 

Responsável: Dra. Magda Suzana Novo 

Curriculum lattes
: Possui graduação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1987), Especialização em Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (1997) e mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2001). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências atuando na área de nanociências também é técnico em educação da Universidade Federal do Rio Grande e professora no Colégio Bom Jesus - Joana d'Arc. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Geral, nanociências e análise de discurso da mídia e educação.


Módulo: Nanotoxicologia

Responsável: Dr. José Monserrat 

Curriculum lattes
: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Formado com honras em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires, Argentina em 1988. Fez mestrado em Bioestatística, pela mesma Universidade, tendo defendido a tese em 1993. Concluiu o doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 1997. Atualmente é Professor Adjunto da FURG, no Instituto de Ciências Biológicas. Publicou 103 artigos em periódicos especializados (Índice h: 19; base de dados: Scopus).) e 6 capítulos de livros. Atua na área de Estresse Oxidativo e Toxicologia Aquática, Quimioprevenção de Compostos Tóxicos e Nanotoxicologia. Atúa como professor permanente nos programas de pós-graduação de Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada e Aqüicultura. É avaliador de projetos científicos submetidos a agencias nacionais e estrangeiras e revisor científico em mais de 15 revistas internacionais, sendo membro do corpo editorial das revistas Acta Toxicológica Argentina, Chemistry and Ecology e The Open Toxicology Journal. Atualmente é membro do comité da SETAC Latinoamérica (SETAC LA) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas-Fisiologia Animal Comaparada.
 



Módulo: Direito e Nanotecnologia

Responsável: Me. Airton Berger Filho 

Curriculum lattes: Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2004), Douturando em Direito na UNISINOS. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul. Possui experiência na docência e pesquisa nas áreas de Direito Internacional, Direito Ambiental. Desenvolve estudos sobre os seguintes temas: Direito Internacional; patrimônio genético e conhecimentos tradicionais associados; propriedade intelectual; gestão ambiental; regulamentação da nanotecnologia.


Módulo: Nanofuturo

Responsável: Dr. José Francisco de Sampaio

Curriculum lattes
: Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 1

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Realizou estágio de pós-doutoramento no Department of Electrical Engeneering - Princeton University (USA) (1987-1988) e de ano sabático no Department of Chemistry and Biochemistry - University of California at Los Angeles (1999-2000).Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais de agosto/1975 a maio/2010. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensda tendo atuado nos seguintes temas: Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR), Transições de fase ferroelétrica, Transporte elétrico em Semicondutores, Filmes finos de semicondutores com sistemas de condução em duas dimensões (Efeito Hall Quântico, Oscilações de Shubnikov de Haas, Hopping, Localização fraca) , filmes auto-organizados de nanopartículas, e em comportamento percolativo da condutividade elétrica.


Com informações:
Dra. Laura A. Geracitano
Coordenadora