Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

SANOWORK: impacto de Nanomateriais sobre a saúde o o ambiente


O SANOWORK envolve a colaboração entre oito equipes de pesquisa acadêmica e pública e cinco fabricantes industriais de nanomateriais da Europa que participarão do projeto com financiamento de  4,7 milhões, dentro do Programa-Quadro FP7, da Comissão Europeia.

Os nanomateriais têm dimensões menores que 100 nanômetro, medida esta vários milhares de vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. 


Quanto menor o tamanho dos nanomateriais, mais darão origem a propriedades extraordinárias, mantendo assim a grande promessa de inovação em quase todos os setores públicos e industriais, incluindo saúde, eletrônicos, trasporte e meio ambiente. 

Os nanomateriais foram anunciados por muitos como "a próxima revolução industrial", com faturamento estimado, superior a   1 trilhão em 2020.

[...]

O Projeto tem como objetivo suprir a carência geral de conhecimento adequedo sobre o potencial para a saúde e o impacto ambientarl dos nanomateriais

"A falta de conhecimento é particularmente problemática para as companhias de seguro, envolvidas com riscos associados à produção de nanomateriais", observa o Dr. Martin Mullins, membro da equipe da UL [Universidade de Limerick] e Professores de Gestão de Riscos da Kemmy Business School (KBS), da UL.
"A contribuição da UL para o projeto SANOWORK auxiliará a indústria de seguros na tomada de decisões baseadas em informações, na determinação dos prêmios de risco. No longo prazo, nenhuma indústria pode ser sustentável sem o apoio adequado da comunidade de seguros", acrescenta Mullins.

Veja o restante da matéria aqui.