Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 1 de março de 2016

Nutec debate Nanotecnologia x Nanotoxicologia na área da Saúde


Profissionais e estudantes das áreas relacionadas ao desenvolvimento de biomateriais, saúde (odontologia e medicina), química e materiais em geral estão convidados. 

O evento ocorrerá na próxima quarta feira (2) na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e será aberto ao público. A palestra será do professor Titular do Departamento de Físico Química do Instituto de Química de Araraquara da Unesp (Brasil), Antônio Carlos Guastaldi, com o tema: Nanotecnologia x Nanotoxicologia.
"A palestra trata das aplicações da nanociência na área da saúde. Esse debate deve ser continuado pois envolve a perspectiva de grandes avanços no mundo da saúde. Por isso o Nutec visualiza o desenvolvimento e inovação tecnológica e atração de empresas incubadas na área de Biomateriais" adianta Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

“Vou mostrar o desenvolvimento científico e tecnológico que é empregado em uma válvula do coração. Essas válvulas metálicas são colocadas em sistema de cateter, sem necessidade de cirurgia, uma avanço para o tratamento do sistema cardiovascular do paciente. Como a válvula no processo de preparação é cortada a laser, gera nanoparticulas que causam toxidez à pessoa que está produzindo. Com o progresso da nanociência não houve uma preocupação proporcional quando o assunto é nanotoxicologia, isto é, a saúde do paciente” explica Guastaldi.

A palestra - aberta ao público- será certificada pela Fundação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail vilaci.noronha@nutec.ce.gov.br
Para maiores informações, ligar para o Numero (85) 31012452. 

O Nutec está localizado no Campus do Pici, na Rua Professor Rômulo Proença, s/n.