Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

INT integrará Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias

cenano_foto-tais-salazar_baixa



O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) teve aprovada sua proposta para participar do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A participação do Instituto se dará através do Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (Cenano), abarcando as áreas de Catálise e Processamento Químico; Corrosão e Degradação; Processamento e Caracterização de Materiais; e Materiais e Produtos.

O SisNANO visa facilitar o acesso de empresas e laboratórios com atuação em Nanotecnologia a infraestruturas de pesquisa mais robustas, apoiando o desenvolvimento tecnológico de produtos e processos em dimensões nanométricas. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do INT,Paulo Gustavo Pries de Oliveira, o serviço dará oportunidade principalmente para empresas de pequeno e médio porte que demandam mas não tem condições de arcar com análises e pesquisas nessa área.
“O SisNANO levará a esses setores o acesso a equipamentos de alta complexidade como um microscópio eletrônico de transmissão, que custa hoje cerca de R$ 2,5 milhões, sem contar os custos de instalação e contratação de pessoal especializado” – explica o coordenador. A participação do Cenano/INT deve acontecer na qualidade de laboratório associado, passando a disponibilizar o mínimo de 15% do seu tempo de operação para esses serviços.

A análise da proposta do INT e de outros Institutos do MCTI foi realizada pelo Comitê Consultivo de Nanotecnologia (CCNano), reunido em 16 de outubro último. Os critérios consideraram: o foco da proposta (área de atuação bem definida dentro da nanotecnologia), a equipe (contingente e capacitação técnico-científica dos pesquisadores e técnicos para atuarem como suporte e referência para os usuários do laboratório), grau de maturidade do Laboratório (consolidação do laboratório em termos de infraestrutura de operação e de facilidades instrumentais e de serviços).

No parecer, o CCNano reconhece a qualidade da formulação da proposta do INT e destaca que o SisNANO representa um grande avanço para o sistema de P,D&I em nanotecnologia com benefícios amplos e alta capilaridade abrangendo toda a comunidade engajada no avanço da nanotecnologia no País.

A coordenação do SisNANO cabe ao coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias, Flávio Orlando Pentz Filho, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI. O início das atividades do Cenano/INT e outros centros de Nanotecnologia no âmbito do Sistema aguarda ainda a assinatura dos respectivos acordos de cooperação técnico-científica, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2013.

Fonte: INT