Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

CNPEM mostra pesquisas de quatro laboratórios nacionais

A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife, tem participação expressiva do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

 A programação inclui uma sessão especial com o diretor-geral do centro, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, sobre o CNPEM e o Projeto Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro. Considerada um dos maiores projetos da história da ciência brasileira, a nova fonte de luz síncrotron em construção na cidade de Campinas (SP) vai permitir a pesquisa e a caracterização de diversos tipos de materiais em escala atômica.
A iniciativa também será tema de palestra de Antônio José Roque da Silva, diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no auditório situado da ExpoT&C.

O diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck, participa da programação oficial da reunião em dois momentos. Na quarta-feira (25), ele apresenta a palestra ”Lixo ou tesouro”. No dia seguinte, é o apresentador da conferência “Sistemas dinâmicos em química”, de Hamilton Varela, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). As duas sessões são promovidas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Estande
Além das palestras, o CNPEM leva à reunião da SBPC um estande de 25 metros quadrados localizado na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais.

No local os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a pesquisa desenvolvida no centro nas áreas de energia e materiais, visualizar a estrutura microscópica de diversos materiais e responder a um quiz tecnológico valendo brindes. Um painel permite fotografias dos visitantes em um ambiente que os mostra como cientistas, com um desenho 3D da fachada da nova fonte de luz síncrotron brasileira ao fundo.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além do LNNano e do LNLS, é responsável pela gestão dos laboratórios nacionais de Biociências (LNBio) e de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
Acompanhe a participação do MCTI na reunião anual da SBPC.