Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Senai vai inaugurar instituto de inovação em Curitiba

Espaço ficará na unidade do Sistema Fiep do Jardim Botânico e foi idealizado em parceria com universidades dos EUA e da Alemanha. Projeto quer lançar 23 unidades em todo o país até 2015


Será inaugurado em Curitiba, em setembro, o primeiro Instituto Senai de Inovação do país, conforme informou nesta quarta-feira (17) a Federação das Indústrias do Paraná. O projeto faz parte de uma iniciativa nacional que tem o objetivo de instalar 23 estruturas como essa em todo o país. O foco será em soluções que aumentem a competitividade e a produtividade de fábricas, especialmente dos setores petroquímico, mineral, metal-mecânico, de energia e construção civil.
O instituto na capital paranaense, localizado na sede da Fiep, próximo ao Jardim Botânico, terá 300 metros quadrados de laboratórios, que foram idealizados em parceria com as universidades estrangeiras Massachusetts Institute Technology (MIT) e Instituto Fraunhofer, da Alemanha. A unidade em Curitiba vai ter linhas de trabalho na área de criação de sensores, baterias, nanotecnologia, revestimentos e novos materiais mais resistentes à corrosão de equipamentos e superfícies.
A solenidade de inauguração está marcada para acontecer no dia 16 de setembro, durante um seminário que tem a inovação como tema. Os investimentos, quando o projeto já estiver implantando e em funcionamento, devem chegar a R$ 8 milhões. A quantia já abrange a contratação de pessoas e compra de equipamentos.
Para 2015 está prevista a ampliação do Instituto Senai de Curitiba, com a construção de um prédio de 10 mil metros quadrados. Este segundo investimento deve custar R$ 50 milhões. A ideia é ter 2 mil metros quadrados de laboratório e 7,5 mil metros quadrados para a gestão de projetos inovadores, além de acelerar a constituição de empreendimentos inovadores.