Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

AEB confirma lançamento do nanossatélite Serpens para outubro

O satélite de pequeno porte Serpens (sigla para Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites) deverá ser lançado da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em outubro, conforme a programação da Agência Espacial Brasileira (AEB). O equipamento é um satélite padrão cubesat, com dimensões de 10 centímetros de aresta.
A AEB coordena o consórcio acadêmico que é responsável pelo desenvolvimento do cubesat. A entidade recebeu na última semana um relatório de aprovação do projeto elaborado pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa), que examinou os testes elétricos adicionais solicitados quando da aprovação da revisão de segurança do projeto (SAR, na sigla em inglês), feita em abril no Japão.
Os testes adicionais também foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), onde o nanossatélite foi integrado e testado a partir de fevereiro deste ano. 
Participaram dessas atividades uma equipe de estudantes das Universidades de Brasília (UnB) e da Universidade de Vigo, Espanha, com acompanhamento de técnicos e engenheiros do Inpe e estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).