Tecnologia na marcação de peças ajuda a combater o crime
7 mil micropontos podem ser marcados por meio do Dot em peças e componentes automotivos |
Enquanto a introdução do chip veicular é adiado no país, uma tecnologia interessante para a marcação de peças com recursos de nanotecnologia começa a ganhar força. Batizado de Dot, o sistema desenvolvido pela DNA Security, do grupo Dekra Brasil.
Ele permite a marcação de até 7 000 micropontos em automóveis e componentes, gravando um código único que pode ser identificado globalmente e é praticamente invisível a olho nu. A gravação é feita por um spray, demora poucos minutos e sua remoção é quase impossível.
Devido às suas características, o sistema ajuda a reduzir a abordagem dos criminosos. Uma vez identificada, a peça perde totalmente seu valor no mercado ilegal. Segundo o fabricante, a aplicação do Dot em um carro custa R$ 199 e um selo também é colado no para-brisa como forma de advertência aos gatunos de plantão.
Apesar de a empresa já ter tentado negociações diretas com as montadoras para a implantação do produto em série, o assunto não avançou. A expectativa é que, por força das leis cada vez mais rígidas, o Dot passe a fazer parte de todos os carros 0 km vendidos no país.
Fonte: Terra
______________________
Vejam:
a) A DNA Security sistema de proteção com nanotecnologia
Fonte: Terra
______________________
Vejam:
a) A DNA Security sistema de proteção com nanotecnologia