Espera-se que as nanotecnologias sejam a chave para o principal motor econômico do Século 21. Elas prometem benefícios significativos, incluindo melhoras nos diagnósticos médicos e terapias, fontes de energia mais eficientes, materiais mais leves, mais fortes e mais baratos, produtos eletrônicos mais rápidos e mais potentes e água mais limpa e mais barata. Ao mesmo tempo, atenção particular vem sendo dada aos efeitos de nanomateriais específicos, particularmente nanopartículas, na saúde humana e ambiente. O trabalho da Organização Internacional para Normalização (ISO) neste campo inclui o desenvolvimento de padrões sobre estes diferentes aspectos.
O relatório técnico ISO/TR 13014:2012, Nanotechnologies - Guidance on physico-chemical characterization of engineered nanoscale materials for toxicologic assessment, se destina a auxiliar os cientistas de saúde e outros especialistas para compreender, planejar, identificar e tratar características fisico-químicas relevantes dos nano-objetos, antes de serem realizados sobre eles testes toxicológicos.
O Dr. Richard Pleus, chefe da equipe que desenvolveu a ISO/TR 13014, comenta: "Através do entendimento das características químicas e físicas de nano-objetos, estamos trabalhando para diminuir a toxicidade dos nanomateriais e promover o desenvolvimento de alternativas mais seguras."
"O trabalho apresentado neste documento tem uma importância fundamental não só em toxicologia, mas também coloca aos cientistas que o material a ser testado precisa ser conhecido: Do que se trata? Do que é feito? Como interage com o meio circundante - o ambiente?"
A nanotecnologia, que diz respeito à manipulação e controle da matéria em nanoescala (aproximadamente 1 a 100 nanômetros), está revolucionando praticamente todos os setores da indústria, da tecnologia da informação à medicina, à produção de energia limpa.
A ISO/TR 13014:2012 Nanotechnologies - Guidance on physico-chemical characterization of engineered nanoscale materials for toxicologic assessment, foi desenvolvida pela ISO, comitê técnico ISO/TC 229, Nanotecnologias, grupo de trabalho WG 3, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. O documento pode ser obtido via institutos-membros nacionais da ISO ou na Secretaria Central da ISO.
Para acessá-lo, clique aqui.
Fonte: ABDI-NanoEmFoco