Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nova impressora nanotecnológica tem 80 vezes mais resolução do que as comuns



Com a nova tecnologia, cerca de 100 mil pontos podem ser impressos em uma únca polegada de imagem.



 (Fonte da imagem: Reprodução/Nature)

Imagine a impressora mais poderosa que você já viu em funcionamento. Ela não é nada perto das novas impressoras que estão sendo desenvolvidas pela A*STAR (Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa) de Cingapura. O novo equipamento é capaz de realizar impressões com cerca de 100 mil pontos por cada polegada – 80 vezes mais pontos do que as impressoras comuns que encontramos no mercado.

Com isso, é possível até mesmo imprimir imagens em regiões minúsculas (como fios de cabelo), que não poderiam ser enxergadas a olho nu. Uma prova disso é a imagem que está acima desta notícia, que foi criada com a nova impressora e possui pouco mais de 50 micrômetros (0,05 centímetros) e está em boa definição e colorida. E por falar em cores, elas também funcionam de uma maneira diferente no sistema da A*STAR.

Em cada ponto das imagens, são depositados pontos de tinta com diferentes diâmetros estruturais. É com base nisso que a luz reflete diferentes cores, garantindo mais qualidade de imagens do que o método comum. Segundo o que os pesquisadores publicaram na Nature, este sistema pode ser utilizado para a criação de microimagens de segurança, esteganografia, filtros ópticos em nanoescala e armazenamento de dados em espectros ópticos.


Fonte: Terra-Tecmundo