Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Serão as nanopartículas as pílulas do futuro?

Se as nanopartículas abrem novas perspectivas terapêuticas, em particular para os cânceres, a via de administração, exclusivamente injetável, tem limitado o interesse. Tal restrição acaba de ser superada pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA) que desenvolveram uma geração de nanopartículas capazes de atravessar a barreira digestiva "normalmente" impermeável.
Para atingir a circulação geral, estas novas nanopartículas são recobertas de anticorpos que, como chaves, se ligam aos receptores da superfície do epitélio e abrem a entrada para que se atinja as células intestinais.


Como os anticorpos do leite materno

Para chegar a esta descoberta, os pesquisadores se inspiraram em trabalhos precedentes, os quais mostraram como os bebês que se alimentam de leite materno absorvem os anticorpos maternais contidos no leite. Estes anticorpos se "agarram" aos receptores de superfície, denominados FcRN, permitindo que eles atinjam os vasos sanguíneos através do epitélio intestinal.
Assim, a equipe americana recobriu de proteínas Fc as nanopartículas, dando a estas uma alta capacidade de transporte. Bons resultados foram obtidos com ratos para a administração de insulina por via oral, dado que a passagem de sangue é elevada o suficiente para reequilibrar a glicemia.

Créditos: Christine Daniloff.

"Não há alguma ambiguidade: os pacientes preferem sempre tomar os medicamentos por via oral", explica o professor Robert Langer, um dos autores do estudo. Seria muito interessante aplicar este mesmo princípio visando atravessar outras barreiras, por exemplo a hematoencefálica, pulmonar, ou mesmo a placentária. Diversos tipos de nanopartículas estão atualmente em via de testes clínicos, como certas quimioterapias e os NRA (curtos) interferentes, capazes de "atingir" genes selecionados.

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Transepithelial Transport of Fc-Targeted Nanoparticles by the Neonatal Fc Receptor for Oral Delivery", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Eric M. Pridgen,Frank Alexis, Timothy T. Kuo, Etgar Levy-Nissenbaum, Rohit Karnik, Richard S. Blumberg, Robert Langer,and Omid C. Farokhzad , tendo sido publicado, on-line, na revista Science Translational Medicine, Vol. 5, número 213, pág. 213ra167, 2013, DOI: 10.1126/scitranslmed.3007049.
Le Quotidien du Medicin (Tradução - OLA).



Fonte: LQES