Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

NanoProdutos sempre à mão: só que eu não sabia!



Por: André Luiz Aguiar*

Relato de chuveiro


Não se preocupem: as imagens não refletem
a realidade capilar de minha cuca.
Estava eu no meu banho diário, feliz e contente com mais um NAno novo, quando nos finalmentes enxaguatórios capilares fui aplicar um condicionador para dar uma quebrada no clima entre os fios de meu cabelo e o xampu -- para que este ficasse mais a fim de mim e eu afim daquele (sim, com as diferenciações entre a fim e afins que a frase requer). 

De olhos quase cerrados, devido ao insistente sabão do xampu que lutava para permanecer na minha cerviz, mesmo com a abundante água jorrando na cabeça; aliás, estou quase acreditando que estes xampus têm nanoimãs que miram a íris da gente só para poder arder mais, tamanha a teima em não querer sair dos olhos. 


Não se preocupem, os meus olhos não
contém tal cor nem mesmo tal característica;
imagem meramente ilustrativa.
 
Estico a mão direita para o suporte de trecos para banhos (pois é, hoje precisa-se de uma coisa dessas devido à quantidade de produtos para se usar num banho; coisa que nem os deuses possuíam no mais grandioso NanOlimpo) para pegar o condicionador, eis que para minha surpresa -- já depois de untar a cabeça com o produto -- leio a descrição do dito cujo: PEPTÍDEOS NANOESTRUTURADOS.


Alguém aqui de casa comprou sem notar a "tal diferença e qualidade" e colocou à disposição (se tivesse notado já teria me avisado, pois sabe que lido nesta área nanotecnológica; e o produto estava já no fim, então realmente o ser usou sem saber que cotinha esse "nanobenefício").
Porém, será que quando adquiriu estava apta a tomar a decisão sobre ser
nano ou não ser nano seria bom pra cabelos rebeldes, ou pra cuca?

Será mesmo que a informação estava ou está clara? Riscos foram declarados? Que ação teria ela ao ler a descrição e associar com algum benefício capilar?


Sim, se preocupem em ler antes de usar. Imagens fortes e reais
de um nanproduto que acaba de ser usado.

O que diz o Código do Consumidor estaria sendo cumprido?
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Para que caragas d'água mesmo eu vou querer enfiar nos fios 'esvoaçante' do meu cabelo peptídeos nanoestruturados mesmo? 


Disso tudo, então, notei que aqui em casa é assim: temos nanoprodutos sempre à mão, só que eu não sabia!


E você sabe o que tem à sua disposição como consumidor?

*André Luiz Aguiar: advogado formado pela 
Pontifícia Universidade Católica do 
Paraná (PUC-PR), OAB-PR 60.581,
pesquisador e consultor 
em
Nanotecnologias e regulamentação