Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Temas de ciência e tecnologia têm destaque em reunião Brasil-China

Clique para ver todas as fotos de Temas de ciência e tecnologia têm destaque em reunião Brasil-ChinaOs temas ligados a ciência, tecnologia e inovação tiveram destaque na 2ª Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), em Brasília, nesta segunda-feira.

Área espacial, biotecnologia, nanotecnologia, meteorologia, intercâmbio acadêmico, energia verde e tecnologias da informação e da comunicação foram citadas entre as áreas em que as duas nações pretendem aprofundar o trabalho conjunto.
 
Na declaração à imprensa, o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, confirmou o lançamento dos dois satélites conjuntos CBers 3 e 4 para 2012 e 2014, respectivamente. O vice-presidente da República brasileiro, Michel Temer, contou que subcomissões trataram do Programa Ciência sem Fronteiras, lembrando que na visita da presidenta Dilma Rousseff, em 2011, ficou acertado que a China receberia pelo menos 100 estudantes do Brasil.

Temer e Qishan foram responsáveis pela condução da reunião de trabalho, na qual foi assinada a ata com as decisões do encontro, e pelo comunicado aos jornalistas.

No contexto da 2ª Reunião, Qishan foi antes recebido em audiência pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e participou de encontro com empresários brasileiros. Além disso, nesta manhã oito ministros brasileiros debateram os interesses conjuntos com a delegação visitante.

“A tarefa mais premente é assegurar a recuperação da economia mundial”, disse o vice-primeiro-ministro chinês à imprensa. Para ele, o encontro teve “pleno êxito” e é tempo de dar início à elaboração do plano decenal de cooperação, “para nossa parceria institucional avançar sempre”. Ele disse que seu país continuará ampliando as importações de produtos brasileiros de maior valor agregado. Temer, por sua vez, destacou a possibilidade de uma atuação afinada nas instâncias multilaterais das quais as duas nações participam.

A comissão

A Cosban é o mecanismo permanente de mais alto nível entre os governos do Brasil e da China. Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e principal fonte de novos investimentos no país. Em 2011, o comércio bilateral alcançou US$ 77,1 bilhões. O superávit comercial brasileiro com o parceiro equivale a 38% de seu saldo positivo global.
 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

_____________________________________________________

Vejam: 
a)
 Brasil e China miram na Ciência, Tecnologia e Inovação