Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Conselho pode definir as diretrizes para nanotecnologia


Portaria pode criar nos próximos dias um conselho consultivo para traçar as diretrizes do governo federal na área de nanotecnologia
. A intenção é estimular a pesquisa básica, a pesquisa aplicada na indústria e o desenvolvimento de materiais em diversos ramos de atividade produtiva, como a indústria têxtil, eletrônica, farmacêutica, de cosméticos e de plástico, além de agricultura e produção de energia.

A nanotecnologia trata da capacidade tecnológica de manipular a matéria de tamanho atômico, de 1 a 100 nanômetros - cada nanômetro tem um milionésimo de milímetro, ou seja, uma unidade 10 mil vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo. A portaria é o resultado do esforço conjunto de oito ministérios para disciplinar a questão.

A tarefa do conselho consultivo será arbitrar a proposta que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deverá fechar até março para o segmento. Segundo a Estratégia Nacional do MCTI, lançada no ano passado, a proposta vai tratar da formação de pesquisadores e da infra-estrutura dos laboratórios de pesquisa; criará políticas para aumentar o número de empresas que desenvolvem nanotecnologia; e estabelecerá parâmetros para a cooperação internacional.

A estratégia também prevê a criação do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanociências e Nanotecnologias (SisNano) para aumentar a interação entre os pesquisadores. "É preocupação do atual ministro Marco Antonio Raupp que seja estabelecida uma governança do sistema", revela o físico e coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Adalberto Fazzio.

Fazzio explica que o desenvolvimento industrial do País depende de pesquisa e investimento em nanotecnologia. "Se nós queremos inovação, se queremos uma indústria de manufaturados forte, temos de ter uma tecnologia forte. Hoje, isso passa por ter a nanotecnologia", defende.

O MCTI conta com 16 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) dedicados a estudos de nanotecnologia, o que representa cerca de 13% dos INCTs, além de mais dez unidades de pesquisa atuando na área. De acordo com o Panorama da Nanotecnologia, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industria (ABDI), 2.242 pesquisadores brasileiros escreveram 833 artigos científicos entre 2005 e 2008 a respeito do assunto; e quase 70% dos artigos são de pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisa de São Paulo, sendo 204 artigos da Universidade de São Paulo (USP).


Fonte: Terra