Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

IPT terá centro de bionanomanufatura


IPT terá centro de bionanomanufatura
O super-laboratório, com área de 8 mil
metros quadrados, custará R$46 milhões
e será inaugurado em 2012. [Imagem: IPT]

Bio, micro e nano
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) começou a construir o primeiro centro brasileiro de pesquisas em bionanomanufatura.
O super-laboratório, com área de 8 mil metros quadrados, custará R$46 milhões e será inaugurado em 2012.
O centro terá laboratórios de nanotecnologia, biotecnologia e micromanufatura.

São todas áreas de caráter multidisciplinar, com aplicações em diversas áreas do conhecimento e da indústria, como fármacos, cosméticos, compósitos, revestimentos, catálise embiocombustíveismicrofluídica, tratamento de corrosão, entre outras.
Microfábricas
Segundo Maria Filomena Rodrigues, pesquisadora do IPT, a possibilidade de atuação multidisciplinar ocorre porque a nanotecnologia representa uma evolução da microtecnologia.
A pesquisadora afirma que a área conta basicamente com duas frentes de atuação, representando a produção e a caracterização de partículas.
No setor de micromanufatura as aplicações são igualmente amplas.
Um exemplo dado pela pesquisadora é a fabricação de microrreatores dentro de circuitos integrados, para substituir reatores centrais em linhas de produção da indústria química. "Se um microrreator quebrar não é preciso parar a produção," afirmou ela, referindo à facilidade de se substituir um reator do tamanho de um chip de computador.
Milhares desses microrreatores trabalhando em paralelo poderão gerar produtos químicos com uma qualidade e com uma eficiência que não são possíveis nos gigantescos reatores que a indústria química utiliza hoje.
Nobreza do bagaço
Um dos projetos que serão abrigados no novo centro de bionanomanufatura já está em andamento.
Trata-se da hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açúcar, que poderá produzir etanol de segunda geração, entre outros produtos derivados do açúcar, dando um destino mais nobre ao bagaço, que atualmente é aplicado em usinas termoelétricas.
Nesse projeto, o bagaço é pré-tratado em um sistema de explosão a vapor, que altera a estrutura da celulose, tornando-a vulnerável ao ataque de enzimas, que efetivamente produzem os açúcares.
O plástico biodegradável é também um produto que pode resultar desse procedimento.

Fonte: Inovações Tecnológicas

__________________________________________________
REFLEXÃO:
Só gostaria de saber quando teremos um laboratório para as Nanotoxicidades?