Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

IFAM inaugura primeiro laboratório em Nanomateriais do Amazonas


Equipamentos vão permitir análises de materiais
(Foto: Esterffany Martins)
 

Manaus ganhou neste mês o primeiro laboratório de nanomateriais da Região Norte. O laboratório foi instalado no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Distrito Industrial e conta com equipamentos de última geração para dar suporte a pesquisas ligadas à nanotecnologia.

No local também será possível oferecer suporte às indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) para o desenvolvimento de materiais usados na fabricação de produtos gerados na cidade.

De acordo com o diretor do Ifam e doutor em Ciências da Computação, José Pinheiro de Queiroz Neto, o laboratório é uma conquista que eleva ainda mais o nível do Estado do Amazonas no cenário de ciência e tecnologia. Ele informou que o Ifam está realizando uma pesquisa voltada para um novo composto de liga de solda, produto usado na soldagem de componentes como celular, TV digital, entre outros produtos eletroeletrônicos. 

“Estamos visando principalmente à questão de geração de inovação, tecnologia e novos materiais patentes de capital intelectual para o nosso Estado e também tentar manter aqui na região os pesquisadores na capital, pois na maioria das vezes existem pessoas com boa formação, com ideias maravilhosas, mas não têm um ambiente de trabalho adequado e acabam optando por trabalhar em outras regiões ou até mesmo para fora do País”, declarou Neto.

A equipe do laboratório conta com doutores do Ifam, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além da participação de alguns estudantes bolsistas de Iniciação Científica da FAPEAM. O grupo também conta com a participação do pesquisador Yurumiler Leyet Ruiz, que veio diretamente de Cuba, com benefícios do Programa de Desenvolvimento Científico (DCR/FAPEAM), para realizar estudos na cidade e também para contribuir com as pesquisas realizadas no Estado. 

O Ifam também vem desenvolvendo outros projetos em parcerias com instituições públicas. Conforme o doutor em Ciências e Engenharia de Materiais, Lizandro Manza, que faz parte da equipe da instituição, atualmente estes trabalhos se dividem em três linhas.
O primeiro é sobre o desenvolvimento de nanopartículas de estanho, onde está sendo feito um estudo para a diminuição do uso de estanho versus a diminuição da temperatura, outro é uma parceria feita com a UEA referente à produção de nanopartículas a partir do caroço de tucumã, tudo isso para mobilizar enzimas utilizadas em amaciante de carne e em um último projeto em parceria com o Departamento de Física da Ufam, no qual estão sendo devolvidos semicondutores para futuras aplicações em termoelétricas ou dispositivos ópticos”, destacou Manza.

Parcerias
A ideia de implantação do laboratório surgiu em 2009, mas foi apenas em 2012 que foi possível concretizar o sonho de ter um laboratório voltado para nanomateriais. O mesmo contou com investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a construção do prédio, que ainda está em andamento e os equipamentos foram adquiridos com recursos do Ifam. 
A instituição já conta com parcerias com a FAPEAM, Ufam e UEA mas, conforme Neto, o Ifam está aberto a novas parcerias, sejam públicas ou privadas, para também utilizarem o laboratório, em prol da pesquisa.
Redação: Esterffany Martins
Edição: Ulysses Varela - Agência FAPEAM

Fonte: Fapeam