Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 24 de abril de 2012

SAE BRASIL discute os avanços de novos materiais e da Nanotecnologia em São Paulo

Encontro de engenharia será no dia 4 de junho, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana).

A nanotecnologia, que é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, busca inovar invenções para proporcionar mais qualidade de vida ao ser humano. Para incentivar cada vez mais a discussão sobre o tema, será realizado dia 4 de junho, o Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia no Centro de Convenções Milenium, na Vila Mariana, SP.

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL (
Sociedade  de Engenheiros da Mobilidade) o encontro irá debater os avanços em novos materiais, o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala nanométrica e, ainda, levantar as evoluções sobre o assunto no mundo e no Brasil. “Além disso, daremos sequência ao que discutimos no ano passado, analisar o que as empresas apresentaram e o que conseguiram melhorar ou desenvolver. Essa discussão irá determinar a linha de aplicação de novos projetos”, explica o chairman do encontro, Ricardo Takeo Kuwabara.

Segundo o diretor da Seção São Paulo, Alberto Rejman, a edição do simpósio de 2011 foi muito rica de informações apresentadas pelos palestrantes. “E para manter esse patamar, estamos trabalhando duro e pretendemos novamente trazer especialistas de renome do Brasil e do exterior”, ressalta.

O tradicional encontro trará este ano executivos de destaque das áreas de engenharia e compras das principais empresas da mobilidade para discutir o que de mais novo vem sendo desenvolvido e aplicado em materiais e nanotecnologia. “As novas soluções de materiais, utilizando a nanotecnologia, tem evoluído numa velocidade muito grande”, comenta Rejman.

De acordo com Kuwabara, por lá estarão presentes empresas desenvolvedoras, fornecedores da matéria-prima, o cliente final, entidades financiadoras de pesquisas e universidades. “O mais interessante é que em um evento como esse, conseguiremos juntar todos os envolvidos na cadeia desse desenvolvimento, e isso facilita muito a discussão e os rumos que serão tomados daqui para frente”, completa.

Kuwabara afirma que a ascensão da economia brasileira impulsiona a indústria a desenvolver e colocar no mercado brasileiro produtos como os já existentes no exterior, em linha com o cada vez mais exigente consumidor nacional. Segundo ele, quem proporcionará a entrada definitiva da nanotecnologia no mercado será a competitividade.

Para que esse avanço aconteça é preciso amortizar o custo do desenvolvimento das pesquisas, por isso, quanto mais as empresas competirem, mais veremos as novas tecnologias chegando, e assim, mais fácil a nanotecnologia virá até nós”.

“Os eventos técnicos das seções regionais da SAE BRASIL adicionam ao calendário da entidade o debate de temas específicos aos interesses dos pólos industriais locais, com resultados extremamente positivos para o desenvolvimento de novos produtos”, aponta o presidente da SAE BRASIL, Vagner Galeote.