Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nanotecnologia no campo



Calcário líquido é aplicado via barra ou pivô; partículas menores que as células garantem absorção integral do produto


Aplicação mais fácil e completa absorção do produto diretamente pela raiz graças à nanotecnologia que permite que as partículas, infinitamente menores que as células, sejam absorvidas pela planta e, principalmente, a preservação de substâncias não renováveis na natureza, o que torna o produto totalmente sustentável. Com estas vantagens, o NYon SoloCal - Calcário Líquido é uma das apostas da Fertec, empresa do grupo Embrafer de Agrociência, para revolucionar de uma maneira econômica e positiva a agricultura brasileira.

O Calcário Líquido possui eficiência de 100% e pode ser aplicado em qualquer época do ano. Em uma rápida comparação com o calcário em pó, que alcança apenas 30% de eficiência. Esta diferença ocorre porque o Calcário Líquido, é um produto com a tecnologia de nano partículas, com ação imediata, e que fica disponível para ser absorvido diretamente pela raiz. Além disso, a solução acaba com a poeira criada na lavoura pela aplicação do calcário em pó. O Calcário Líquido Fertec possui laudo emitido pela Embrapa e certificação de produto orgânico realizada pelo IBD, maior certificadora do setor.

A tecnologia investida no produto é justificada pela extrema importância do calcário para correção do solo - que é o primeiro passo para iniciar qualquer produção agrícola. O pesquisador da Embrapa, João Kluthcouskique, explica que o calcário tem dois objetivos. O primeiro: suprimento de cálcio e magnésio. O segundo, correção de acidez do solo. “O calcário é uma absoluta necessidade para produzir grãos. Sem calcário, nada feito”, completa.

Com a utilização do Calcário Líquido Fertec o produtor realiza a nutrição das plantas com o Cálcio e o Magnésio combinados, prevenindo doenças em áreas deficientes de cálcio. O produto potencializa o efeito dos fertilizantes e neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio no solo, todo o processo resulta em maior produtividade e competitividade para o produtor.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), Oscar Alberto Raabe, para uma correção ideal do solo, o Brasil deveria consumir em média 63 milhões de toneladas de calcário por ano, mas em 2011 usou apenas 30 milhões. Raabe ainda enfatiza que se a quantidade ideal estimada fosse usada, a agricultura brasileira aumentaria em 65% na produção de grãos.

Para o presidente da Abracal, o baixo consumo do calcário no país se deve à falta de conhecimento do produtor e um incentivo maior por parte do governo. Ele lembra que é um produto essencialmente nacional, com uma relação custo-benefício alta e com comprovado aumento de produtividade.

Mais resultado em menos tempo 

O engenheiro agrônomo, André Augusto Viana, realizou análises na lavoura do produtor Ilson Donizeti, de Votuporanga/SP. De acordo com o engenheiro agrônomo, os resultados iniciais dos parâmetros avaliados na coleta e análise de solo mostraram as vantagens do Cálcario Líquido da Fertec em comparação com o calcário em pó, utilizado anteriormente na propriedade. “Os resultados iniciais mostraram que no período de apenas 15 dias, com 40 mm de precipitação, já ocorreu reação do Calcário Líquido, que realizou a correção do solo de maneira muito mais rápida e eficiente que o em pó”, revela. O engenheiro informa que o produtor aprovou o produto. “Ele ficou muito satisfeito com os resultados e vai continuar utilizando o Calcário Líquido”, destaca. [www.fertec.ind.br].