Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico destaca papel do INT na Embrapii

2012_06_26_visita_sec-alvaro
Foto: Justo D'Ávila

“O INT pode ser referência importante nas parcerias que estamos construindo entre o mundo científico e tecnológico e o setor industrial”, afirmou o novo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Toubes Prata, durante sua visita ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), nesta segunda-feira (25/06). O secretário destacou também o papel do Instituto na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que, segundo ele, “favorece o modelo que queremos implementar, onde institutos qualificados possam desenvolver projetos tecnológicos inovadores visando promover a competitividade para as empresas.”
Em reunião com a diretoria do INT, Álvaro Prata conheceu alguns dos principais projetos desenvolvidos e discutiu aspectos da participação do Instituto no atendimento da Embrapii às indústrias brasileiras. Em seguida, o secretário percorreu os laboratórios de Catálise e Processos Químicos, Tabaco, Avaliação de Artigos Médico-Hospitalares, Ergonomia, Modelos Tridimensionais e o Centro de Caracterização em Nanotecnologia.
“Fiquei bem impressionado pelo que vi, pelas áreas de pesquisa, pelos instrumentos de gestão, pelo entusiasmo dos pesquisadores e pela qualidade dos trabalhos que tive a oportunidade de conhecer”, destacou Álvaro Prata.
Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata foi reitor dessa instituição nos últimos quatro anos. É graduado em Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade de Brasília, mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA. Reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência, também recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60 aniversário da CAPES, em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica. Suas áreas de pesquisa são transferência de calor e mecânica dos fluidos. Álvaro Toubes Prata é o titular da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCTI) desde o último dia 23 de maio.