Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Campus Party Recife divulga programação oficial


O ativista e fundador do Partido Pirada, Rick Falkvinge, é uma das atrações confirmadas no Palco Principal da Campus Party Recife. Foto: AFP
O ativista e fundador do Partido Pirada, Rick Falkvinge, é uma
das atrações confirmadas no Palco Principal da Campus Party Recife 
Foto: AFP

Foi anunciada a agenda oficial da campus Party Recife, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall da capital pernambucana. Serão mais de 200 horas de conteúdos - entre palestras temáticas, mesas, oficinas, concursos e ações especiais - que terão como principais pilares os temas empreendedorismo, inclusão digital, sustentabilidade e inovação.
Nesta edição especial, além do Palco Principal, o evento contará com com quatro palcos temáticos: Galileu, Michelangelo, Pitágoras e Stadium.
"Construímos uma programação que une personalidades internacionais, nacionais e talentos do Nordeste, além de sugestões dos próprios campuseiros através da plataforma online Content Search Investigation (CSI)", explica a gerente de Conteúdos da Futura Networks do Brasil, Carolina De Marchi. "Também ampliamos o leque de temas em relação à edição da Campus Party Brasil realizada neste ano em São Paulo, com maior destaque para a inclusão e a sustentabilidade."
Palco Principal
Cinco palestrantes magistrais já estão confirmados no Palco Principal da edição em Recife.
Mike Comberiate, engenheiro com mais de 40 anos de atuação na NASA, trará pela primeira vez para a Campus Party o Acampamento de Robótica (Robotics Boot Camp) - maratona de desenvolvimento de softwares para robôs.
Bel Pesce, a brasileira prodígio do Vale do Silício, vem compartilhar suas experiências dos anos que passou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigal em inglês) e sobre sua mais recente empreitada, a startup Lemon.
Julián Ugarte, empreendedor social e design-thinker chileno, falará de sua vivência como fundador do Centro de Inovação da ONG latino-americana Teto.
Rick Falkvinge, ativista e fundador do Partido Pirata, estará pela primeira vez no Brasil durante a Campus Party Recife e apresentará sua trajetória do movimento pirata, além de discutir temas como direitos autorais na era digital e legalização das cópias com cunho não comercial.
Eduardo Kac, bioartista brasileiro, abordará sua experiência como pioneiro da "arte transgênica", espécie de artwork ecológica de plantas e animais fluorescentes verdes, criados através de engenharia genética.
Galileu
Os temas centrais deste espaço serão robótica, modding, hardware, astronomia, nanotecnologia, biohacking, biotecnologia e hack.
O artista e zootecnista Edson Barrus palestrará sobre biohacking, e apresentará o case do Projeto Cão Mulato, que que tem objetivo de criar uma nova raça de cachorro.
O cenário Galileu também abrigará as famosas oficinas de robótica, que sempre são sucesso de público, além de uma mesa sobre a estética da gambiarra e o hacking, o caso pernambucano da luva que faz leitura de LIBRAS, a palestra sobre resfriamento de casemods e terá até lançamento de minifoguetes.
Michelangelo
Música, vídeo, design, fotografia, mídias sociais e blog dominarão o espaço Michelangelo.
Gina Gotthlif, a brasileira responsável pela internacionalização do Tumblr, é um dos destaques do cenário, que terá também o Jovem Nerd entrevistando a palestrante Bel Pesce em um NerdCast ao vivo.
O espaço ainda irá sediar uma mesa com webcelebridades como o paulista Cid (@nao_salvo) e o pernambucano Marcel Dias (@bqeg), a clássica oficina de SEO, um inusitado debate abordando a presença das religiões afro na internet e também um painel para descobrir o que o design centrado no usuário tem a ver com zumbis e naves espaciais.
Pitágoras
Desenvolvimento, software livre, segurança, redes e sistemas operacionais serão a base deste cenário. Silvio Meira, o Chief of Science do C.E.S.A.R, é um dos destaques do ponto.
Atividades como maratonas de desenvolvimento envolvendo HTML5, com destaque para a palestra de Open Web Device ¿ grande novidade que tem tudo para despertar muito interesse dos geeks de plantão, também estão na programação.
A oficina e desafio forense também estarão lá.
E a comunidade Software Livre, poderá interagir ao vivo com o pessoal do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que acontecerá em Porto Alegre (RS) no mesmo período, em uma conferência online.
Stadium
Voltado ao entretenimento digital, os temas centrais deste espaço serão jogos e simulação.
É nele que ocorrerá a Game Jam, maratona de desenvolvimento de jogos realizada em parceria com a IGDA - Recife.
Os campuseiros também aprenderão a criar jogos para Windows 8, transformar sua pequena equipe em uma empresa de jogos e desenvolver games para dispositivos móveis.
Nos painéis de discussão serão abordados temas como o êxodo virtual, a convergência entre cinema, games e a web e ainda uma análise da trilha sonora do Super Mario Bros.
Zona Expo
Área gratuita e aberta ao público em geral, mostrará tendências e novidades apresentadas por grandes marcas do mundo no ramo da tecnologia. Netse espaço também será realizada a ação de Inclusão Digital, que buscará aproximar 3 mil pessoas do universo da tecnologia.
A programação ainda inclui ações especiais como o Campus Fórum, o Green Tech, o Wayra Contest, o Barcamp, ações de Empreendedorismo e a Campus MeetUp, que será inaugurada no Recife.
Mais informações sobre a programação estão no site da Campus Party Recife. Outras atrações poderão ser confirmadas até a data do evento.
Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, atualmente é o maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. É um evento itinerante onde os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde frequentam oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, aconteceu a primeira edição brasileira da Campus Party.
Fonte: Terra