Chamada de LiquiGlide, material possui uma espécie de lubrificação em seu interior
Quem nunca sofreu para conseguir tirar aquele restinho de ketchup de dentro da embalagem? Solucionar esse problema foi o objetivo de um candidato a PhD no MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos últimos dois meses. Junto com uma equipe de engenheiros mecânicos e especialistas em nanotecnologia, ele criou uma nova superfície capaz de fazer o ketchup deslizar.
Chamada de LiquiGlide, a embalagem tem uma espécie de lubrificação em seu interior. “É como se ela fosse sólida e líquida ao mesmo tempo”, explica Dave Smith ao site da revista Fast Company. Desenvolver esse material foi bastante complicado. Segundo ele, a equipe teve de restringir suas pesquisas às substâncias permitidas pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle dos alimentos no país. “Nós tínhamos uma quantidade bastante limitada de elementos para escolher”, diz.
A conquista dos engenheiros pode soar meio boba, mas Smith chama a atenção para o impacto que terá no desperdício de alimentos e na indústria de embalagens. Ele estima que se todas as garrafas fossem feitas com o LiquiGlide, seria possível economizar cerca de um milhão de toneladas de comida todos os anos. “Além disso, apenas o mercado de embalagens para molhos movimenta US$ 17 bilhões”, afirma.