Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nanotecnologia é tema de evento internacional em São Paulo



Por ser uma área relativamente nova, a pesquisa em nanotecnologia envolve vários desafios e debates, como segurança, eficácia, formulação e aspectos metrológicos das medições de propriedades de nanomateriais. 


Discutir alguns desses temas é o objetivo do Encontro Internacional: os pilares fundamentais da Nanotecnologia na indústria cosmética, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, em São Paulo (SP). 


Patrocinado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e organizado pelo Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec), o evento vai reunir palestrantes do setor de  cosméticos do Brasil, Reino Unido, França e Portugal.

A nanotecnologia está entre os temas prioritários da Coordenação Sistêmica de Inovação, no escopo do Plano Brasil Maior, lançado em agosto de 2011, pela presidenta Dilma Rousseff. "Atualmente, está sendo desenvolvida pela ABDI a Agenda Tecnológica Setorial (ATS), na qual são priorizadas e detalhadas ações relativas ao desenvolvimento de padrões de referência e métodos para análise e caracterização de insumos e produtos da cadeia de nanocosméticos", informa a coordenadora de Química da Agência, Junia Casadei.

Para a responsável pelo projeto de Nanotecnologia da ABDI, Marina Oliveira, esse tipo de evento é sempre oportuno, por suscitar o debate de uma área nova e que ainda gera dúvidas. Ela participará da abertura do evento e apresentará as conclusões do estudo Nanotecnologias: subsídios para a problemática dos riscos e regulação, publicado pela Agência no final de 2011.

Segundo Marina, é preciso construir uma cultura de boas práticas laboratoriais para proteger aqueles que trabalham diretamente com nanoestruturas. “Outra necessidade é criar um banco de dados mundial com informações sobre normas, resoluções e determinações que facilitem estudos comparados para o estabelecimento de marcos regulatórios nacionais, de olho nos blocos econômicos como o Mercosul, no caso brasileiro”, diz.
Serviço:
Encontro Internacional: os pilares fundamentais da Nanotecnologia na indústria cosmética
Data: 17 e 18 de maio
Local: Hotel Pullman
End. Rua Joinville 515, Vila Mariana, São Paulo – SP
Inscrições: www.itehpec.org.br/2012/04/08/informativo-itehpec/




Fonte: Brasil Maior