Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Encontro Internacional de Nanotecnologia – Os Pilares Fundamentais da Nanotecnologia na Indústria Cosmética



As informações transmitidas nas palestras do “Encontro Internacional de Nanotecnologia – Os Pilares Fundamentais da Nanotecnologia na Indústria Cosmética” serão compiladas em um documento pelo ITEHPEC (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), para envio às autoridades. O material terá uma série de recomendações sobre o tema, buscando a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da área.

O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de maio em São Paulo, reunindo alguns dos principais pesquisadores mundiais. Para João Carlos Basilio, presidente do ITEHPEC e da ABIHPEC, “o evento esclareceu pontos importantes sobre a nanotecnologia, possibilitando debates entre empresários, representantes do meio acadêmico, pesquisadores e estudantes”.
De acordo com Marina Kobayashi, coordenadora de Assuntos Econômicos da ABIHPEC e coordenadora executiva do Encontro, “as avaliações sobre o Encontro foram bastante positivas, ressaltando que pontos antes pouco compreendidos da nanotecnologia ficaram bem claros após o evento. Acrescentou ainda que “o esclarecimento sobre as diferenças entre os nanomateriais foi um dos aspectos fundamentais para o entendimento do tema e as diferentes abordagens dos especialistas contribuíram para enriquecer as discussões”.
Ana Sofia Brito Peixoto, Técnica NS Sênior de Projetos da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), comentou que os temas foram apresentados de maneira a facilitar o entendimento dos leigos, mas com conteúdo que comprova a posição brasileira à frente do mundo em termos de domínio tecnológico. “Especialmente as informações sobre busca de uma legislação harmonizada e as apresentações demonstrando a produção intelectual e as patentes desenvolvidas no País mostram o pioneirismo nacional no tema”, complementou.
Entre os participantes do Encontro estavam Josineire Costa Melo Sallum, gerente-geral de cosméticos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “As palestras foram excelentes e posso sentir que as informações estão evoluindo desde a primeira investida do ITEHPEC sobre o assunto. Os tópicos estão complexos e com nível mais elevado de debates”, disse ela.

Octavio Presgrave, do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), complementou a informação de Josineire, afirmando que “encontros como este trazem uma difusão da informação, importante para o avanço tecnológico que reflete no avanço científico de maneira muito rápida e direta”. Ele destacou também que a nanotecnologia ainda é terreno que precisa ser explorado amplamente, pois, “apesar de falarmos muito sobre isso, ainda é pouco o conhecimento disponível”, disse.

João Batista Lanari Bó, do MDIC (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio), considerou o evento como bem desenhado e produtivo. “
Creio que foram examinadas as premissas básicas da nanotecnologia aplicada aos cosméticos, sobretudo no que toca à caracterização de moléculas, efeitos das aplicações e consequências para a regulação”, falou.
“Mais uma vez o ITEHPEC e a ABIHPEC mostram sua maturidade e excelência como entidade empresarial, ao promover o Encontro Internacional de Nanotecnologia, buscando sintonizar a indústria de cosméticos com um tema de ponta na agenda tecnológica de nosso País. Para a Prefeitura de Diadema, o Encontro apresentou claramente o contexto em que o debate e a difusão da nanotecnologia tem se dado no segmento, alem de ter o mérito de qualificar o dialogo entre empresas e universidades. Temos um vasto campo a explorar no Brasil, e certamente a ABIHPEC seguirá com uma contribuição decisiva para a modernização tecnológica de nossa indústria cosmética, e para seu melhor posicionamento competitivo”, disse Luis Paulo Bresciani, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Diadema/SP.
Acesse aqui as palestras apresentadas no evento (somente para participantes, mediante login e senha).

Fonte: ITEHPEC