Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sem cheiro de cola

Uma cola sem cheiro e que traz mais eficiência ao processo de blindagem em automóveis foi desenvolvida pela Adespec, uma pequena empresa paulistana. 


O novo adesivo que já está em uso na Truffi Blindados, instalada também em São Paulo, utiliza na sua composição partículas na escala nanométrica e por isso é chamado de nanosselante. Essas nanopartículas são responsáveis pela eliminação do cheiro, além de contribuir para melhorar a adesão entre o aço da carroceria e a manta de aramida, tecido de fibras sintéticas que resiste ao tiro de uma arma. O nanosselante entra no lugar de colas com base em poliuretano, uma substância altamente aromática e alergênica


“Desenvolvemos tecnologias em escala nanométrica para adesivos e selantes, uma à base de água e outra de poliéteres siloxanos, produto neutro e inodoro”, conta a engenheira química Wang Chen que fundou a empresa em 2001 e teve financiamento da FAPESP em três projetos do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe). 


A novidade foi apresentada no Simpósio Novos Materiais e Nanotecnologia, realizado em junho em São Paulo, promovido pela SAE Brasil, entidade que reúne engenheiros das indústrias automobilística e aeronáutica.


Fonte: Revista Fapesp