Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Luvas de proteção contra nanopartículas

A multiplicação das aplicações industriais das nanotecnologias contribui para o aumento dos riscos de exposição dos trabalhadores a substâncias cujos efeitos sobre a saúde são ainda desconhecidos.

Sendo dada a necessidade de utilizar meios de proteção individual, os pesquisadores da Escola de Tecnologia Superior, da Escola Politécnica, da Universidade de Montreal e do Instituto de Pesquisa Robert-Sauvé de Saúde e Segurança do Trabalho (IRSST) ambos do Canadá conceberam um método de medida para assegurar a eficácia dos materiais utilizados na confecção das luvas de proteção contra as nanopartículas (NPs).

O dispositivo experimental permite também simular as condições de utilização das luvas no local de trabalho quando da exposição às nanopartículas, em particular as solicitações mecânicas e o microclima presente nas luvas.

Testes e resultados preliminares
Após ter desenvolvido um protocolo de amostragem e selecionado as melhores técnicas de análise e de medida, os pesquisadores realizaram alguns testes preliminares com quatro modelos de luvas de proteção nitrílicas, de látex, de neopreno e de acrilato de butila e NPs comerciais de dióxido de titânio (TiO2), em pó e em solução coloidal.

Os resultados parecem indicar que os NPs em pó penetram através das luvas nitrílicas, descartadas após sete horas de deformação repetidas, enquanto aquelas de acrilato de butila pareceram impermeáveis.

"No caso das NPs em solução coloidal, medimos uma possibilidade de penetração através das luvas, em particular quando estas eram submetidas a deformações repetidas. Estes dados preliminares - que deverão ser validados por estudos adicionais -, mostram que é importante prosseguir com os trabalhos nesse área", explica a pesquisadora Patricia Dolez, principal autora do relatório.

Recomendações
À luz destes resultados, os pesquisadores recomendam prudência quando se trata de escolher e utilizar este tipo de equipamento de proteção individual. "Recomendamos substituir a intervalos regulares as luvas de proteção que são utilizadas, sobretudo para as luvas mais finas, ou quando foram expostas aos NPs em solução coloidal, conclui a pesquisadora Patricia Dolez.

(tradução MIA)
Fonte: ABDI-NanoEmFoco
____________________________________

Vejam:

a) Efficacité des gants de protection contre les nanoparticules