A iniciativa Baskrete (Iniciativa País Basco para Pesquisa em Cimento e Concreto), cujo objetivo é promover a implementação das nanotecnologias na indústria de cimento e concreto, organizou um seminário especial (13 e 14 de março de 2012), em San Sebastien (Espanha), onde as maiores empresas mundiais do setor, tais como Cemex, Lafarge, Italcementi e Grupo Bozzeto estiveram presentes.
O evento contou com a participação de empresas espanholas e internacionais da indústria de cimento e empresas de setores que consomem o produto, inclusive petrolíferas.
A Baskrete, uma iniciativa que surge do Programa Estratégico de Pesquisa Etortek, do Departamento do Governo Basco da Indústria e da Inovação, do Comércio e Turismo, é um projeto de colaboração desenvolvido pela Universidade do País Basco (UPV/EHU), o Centro Internacional de Física Donostia, o Centro de Física de Materiais (CFM) e Tecnalia Pesquisa & Inovação, dentro do Campus de Excelência Internacional Euskampus.
O objetivo da Baskrete é fazer do País Basco um ponto central de pesquisa e de negócios internacionais da indústria do cimento e concreto, uma vez que a estrutura científica basca já é uma referência internacional, no que diz respeito a esses tipos de materiais.
Essa iniciativa se propõe a coordenar a pesquisa de nanociências e nanotecnologias desenvolvidas no País Basco com relação ao cimento e transferir o conhecimento tecnológico para empresas do setor.
Atualmente, a pesquisa na indústria do cimento foca uma produção com menos emissões de CO2 na atmosfera, assim como a obtenção de materiais mais duráveis, com propriedades incrementadas.
Baskrete. (tradução-MIA)
Saiba mais:
Quer aumentar o tempo de vida do cimento? Use nanotecnolgia
Concreto de alta qualidade, mesmo com cimento "nem tanto"
Nanotubos de carbono promentem concreto mais durável e barato
Fonte: ABDI - NanoEmFoco