Pesquisar este blog

Translate

sábado, 24 de março de 2012

São Carlos sedia primeira edição de encontro sobre Tecnologia Brasil-Alemanha

Evento acontece na UFSCar e recebe estudantes, engenheiros, pesquisadores e empresários para debater a relação tecnológica, de ensino e produção entre os dois países.


Nos próximos dias 27 e 28 de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o "1º Encontro de Tecnologia Brasil-Alemanha" em São Carlos. 

Professores e alunos dos cursos de Engenharia, pesquisadores, profissionais liberais e empresários estão convidados a debater com engenheiros de empresas renomadas como Cassidian, BMW, Lanxess, Faber-Castell, Petrobras e Embraer, a relação tecnológica entre Brasil e Alemanha.

Estarão em pauta os avanços tecnológicos e de inovação, os desafios atuais da Engenharia brasileira e a tecnologia usada para segurança nacional. No evento também será discutida a transferência do conhecimento, a necessidade de formação de engenheiros qualificados para o mercado de trabalho e a relação entre universidades e empresas. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também participará do encontro trazendo o tema 'Estudar e Pesquisar na Alemanha'.

Nos últimos 40 anos a cooperação empresarial e científica entre Brasil e Alemanha vem se consolidando e apresenta pontos positivos no avanço da Engenharia nos dois países, em áreas que envolvem questões de pesquisa ambiental e marinha, bio e nanotecnologia, tecnologia de informação e produção, além de saúde e aeronáutica. Atualmente, são 1.200 empresas alemãs no Brasil, cerca de 230 cooperações de institutos de Ensino Superior e mais de dois mil estudantes brasileiros estudando em universidades na Alemanha.

O Encontro, uma oportunidade para empresas apresentarem aspectos e demandas de tecnologia e inovação que ocorrem dentro de suas companhias, é uma parceria entre a UFSCar, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI), o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC) e o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

O evento acontece no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar, e sua abertura oficial tem início às 20 horas do dia 27 de março. A programação completa está disponível para consulta no site www.ufscar.br, assim como o link para as inscrições, que são gratuitas e devem ser feitas até 26 de março.