Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

Nanoestruturas de vanadatos de prata, cério e bismuto_agentes antibacterianos


Em 08 de março de 2011 foi defendida, no Instituto de Química da UNICAMP, a Tese de Doutorado - "Desenvolvimento de nanoestruturas de vanadatos de prata, cério e bismuto e avaliação como novos agentes antibacterianos", de autoria de Raphael Dias Holtz. Participaram da Banca Examinadora os professores: Adley Forti Rubira (DQI/UEM), Giselle Zenker Justo (DCB-Unifesp), Marcelo Brocchi (IB-Unicamp), Nélson Duran (IQ/Unicamp) e Oswaldo Luiz Alves (Orientador).
A Tese desenvolveu nanoestruturas de vanadatos de prata, de cério e de bismuto e investigou suas propriedades antibacterianas. Os materiais foram obtidos através de processos hidrotérmicos, via utilização de autoclaves providas de controle de temperatura, agitação, pressão e atmosfera reacional.



Nanofios de vanadato de prata decorados com nanopartículas de prata: altíssima ação antibacteriana.
Créditos: LQES/RDH/OLA.

A atividade bacteriana foi testada frente a cepas de bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas, incluindo cepas de Staphylococcus aureus resistentes às meticilina e Enterococcus resistentes à vancomicina. Neste conjunto de testes observou-se uma excepcional atividade antibacteriana do vanadato de prata. Em função deste resultado, o nanomaterial foi usado como aditivo para uma tinta comercial, à base de água, mostrando resultados altamente promissores.
Finalmente, foram realizados experimentos de toxicidade aguda, frente ao microcrustáceo aquático Daphnia similis, visando avaliar o impacto ambiental do vanadado de prata.
Estas pesquisas prosseguem, no LQES, na direção das aplicações deste nanomaterial e suas formulações no enfretamento da questão da infecção hospitalar e na avaliação de eventuais riscos geno e ecotoxicológicos.
LQES NEWS, Ano XII, Número 240, 16 de março de 2012 (OLA).


Assuntos Conexos:

Publicações

R.D. Holtz, A.G. Souza Filho, M. Brocchi, D. Martins, N. Durán and O.L. Alves
Development of nanostructured silver vanadates decorated with silver nanoparticles as a novel antibacterial agent, Nanotechnology, Vol. 21,185102, 2010
DOI 10.1088/0957-4484/21/18/185102
R.D. Holtz, B.A. Lima, A.G. Souza Filho, M. Brocchi and O.L. Alves
Nanostructured silver vanadate as a promising antibacterial additive to water-based paints, Nanomedicine: Nanotechnology, Biology and Medicine, 2012 (in press)
DOI: 10.1016/j.nano.2011.11.012

Fonte: LQES