Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Oportunidades em BioNano


Pesquisadores do IPT irão discutir com empresas oportunidades de inovação na área de bionanomanufatura


Na manhã de segunda-feira, dia 16 de julho, realiza-se o ‘Workshop de Bionanomanufatura: Oportunidades para Inovação Tecnológica’. A organização do evento é da Coordenadoria de Planejamento e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Segundo a responsável Flavia Motta, participarão pelo IPT profissionais da equipe envolvida diretamente no desenvolvimento de pesquisas em bionanomanufatura. “Convidamos empresas que podem ser clientes potenciais, instituições e órgãos governamentais ligados a empresas e que financiam pesquisas, além de pesquisadores renomados na área.” Para o presidente do Instituto, João Fernando Gomes de Oliveira, abre-se uma oportunidade única para empresas inovadoras no País. 
Microparticulas poliméricas
nanoestruturadas
obtidas por spray drying, ou
secagem por aspersão,
em laboratório do IPT
“O empreendedor poderá vir ao IPT buscar ideias para inovar em sua empresa. Nós oferecemos todo o apoio, inclusive formas atrativas de financiamento, já que as despesas são parcialmente cobertas pela Embrapii.”

As principais competências da nova unidade técnica do IPT giram em torno das áreas de biotecnologia, nanotecnologia, microtecnologia e metrologia de microprecisão. “O investimento na implantação desta unidade de pesquisa avançada chega a 80 milhões de reais, sendo 50 milhões do Governo do Estado de São Paulo em infraestrutura e equipamentos, e os outros 30 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para custeio de projetos a serem contratados por meio da Embrapii”, informa Flavia Motta.

Segundo Flavia, um dos maiores desafios do século XXI é o de repensar os processos de produção através da perspectiva da sustentabilidade no desenvolvimento. “Empresas e países enfrentam o desafio de desenvolver tecnologias para gerar produtos de qualidade, processos com menor impacto ambiental e negócios sustentáveis. 
Calibração por comparação direta
com laserinterferométrico de
 padrões de comprimento,
uma das novas competências
presentes no IPT
As plataformas tecnológicas de nanotecnologia, biotecnologia e microtecnologia apresentam um novo paradigma produtivo, que podem atender a estas exigências, gerando vantagens competitivas para as empresas que conseguirem introduzir mais rapidamente estas inovações no mercado. O IPT é o parceiro ideal, por oferecer a infraestrutura laboratorial com grande facilidade para integrar as soluções tecnológicas destas diferentes áreas de ponta.”


EMBRAPII – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi estabelecida a partir do convênio firmado no ano passado entre Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir de recursos do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O objetivo é fomentar a execução de projetos inovadores entre institutos de pesquisas e empresas.

Está em implantação o projeto-piloto com duração de 18 meses e investimentos de R$ 90 milhões. O Instituto Nacional de Tecnologia atuará na área de energia e saúde; o Senai/Cimatec em automação e manufatura; e o IPT em bionanotecnologia (micromanufatura, biotecnologia, nanotecnologia e micrometrologia).

SERVIÇO – O evento realiza-se no dia 16 de julho, a partir das 9 horas, no auditório do prédio de Bionanomanufatura no IPT, na Av. Prof. Almeida Prado, 532, na Cidade Universitária, zona oeste da capital. Interessados em obter mais informações devem entrar em contato pelo e-mail bionano@ipt.br.