Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CIETEC seleciona 11 projetos de inovação



O CIETEC, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, divulgou a lista dos projetos aprovados no segundo edital de 2012, com inscrições realizadas de março a junho. Os escolhidos já participaram, durante a seleção, de um workshop de capacitação para o plano de negócios, além de apresentarem as propostas geradas a partir desse curso.

Existem diversas conceituações para o que seja uma empresa startup, entre elas, a que considera as empresas nascentes de pequeno porte ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras, e que ofereçam possibilidade de geração de lucros em curto espaço de tempo.

Para saber e demonstrar que uma empresa será não apenas sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso e será lucrativa, é necessário o desenvolvimento do plano de negócios. Por essa estruturação, as startups são bem mais atrativas para os investidores e apresentam maior possibilidade de sucesso.

"O Cietec é extremamente criterioso ao selecionar projetos. Os candidatos passam por diversas fases até a aprovação. Tivemos bons projetos e o curso de plano de negócios que oferecemos aos pré-selecionados é muito bem conduzido e rigoroso, fazendo com que os planos sejam apresentados com qualidade e precisão", afirma José Carlos de Lucena, Coordenador Técnico do Cietec, responsável pelo processo seletivo.

A lista de novos incubados foi anunciada dia 29 de junho, no site do Cietec e conta com 11 projetos inovadores em diversos segmentos, como TI, Medicina e Saúde, Médico Hospitalar, Nanotecnologia, Consultoria e Energia. Assim como no primeiro processo seletivo de 2012, destacaram-se as ideias na área de TI. As quatro propostas escolhidas inovam ao concorrerem de forma criativa com serviços que já existem no mercado ou pensarem novas formas de resolver problemas. Outro setor bem representado entre os novos incubados é o de Medicina e Saúde, com dois projetos que envolvem o desenvolvimento de novas tecnologias na área de alimentos e microbiologia.

Realizado três vezes ao ano, o processo do Cietec, conta com uma estrutura rigorosa de seleção, que começa com o edital e a inscrição. A partir daí, os projetos são pré-selecionados e os escolhidos passam por 40 horas de "Workshop para a elaboração do plano de negócios", etapa importante para que os proponentes consolidem suas propostas num Plano de Negócio de alto padrão. 

Após avaliados por consultores, entrevistas são realizadas e os resultados divulgados. "O processo seletivo do Cietec se consolida e melhora a cada ano, sendo sempre reavaliado e com isso há uma melhora continua. Somos realmente criteriosos, pois a cada ano mais empresas inovadoras querem concorrer e entrar no Cietec", finaliza Lucena.



Fonte: Convergência Digital